sábado, 22 de agosto de 2009

nova matéria


A influência da Influenza


Em épocas de pandemias como estamos passando, é natural as pessoas ficarem preocupadas e assustadas. O medo vem do desconhecido, e tudo é novo com este novo vírus que anda assolando o planeta há alguns meses. Mas em tudo devemos aprender alguma lição, buscar algo positivo no meio do furacão.
Desde o aparecimento do H1N1, vimos a mudança de muitos hábitos estabelecidos. O lazer, que muitas vezes era passear em shoppings centers e cinemas, foi trocado por passeios ao ar livre e visitas familiares. Vemos mais crianças com bicicletas nos finais de semana, mais pais caminhando com seus filhos nas manhãs de domingo. O passeio com colegas foi trocado por passeio em família. Os almoços em restaurantes, por almoços e cafés em casa, com as crianças participando da brincadeira de fazer uma refeição diferente e divertida. As famílias se reaproximaram mais, curtindo outro tipo de lazer, desta vez em conjunto. Reavivamos antigas brincadeiras e jogos em grupo.
Tenho amigos que me disseram que nunca viram faturas do cartão de crédito tão baixas, já que as idas as lojas, aos supermercados e shoppings  diminuiram. Tem marido  dizendo que uma gripe suína por ano faz o orçamento doméstico entrar nos eixos... 
Outra coisa que vemos crescer e que devemos cultivar é a etiqueta da saúde. As pessoas pela primeira vez estão se dando conta que quando estão gripadas ou com outra doença contagiosa, podem contaminar seus familiares, colegas de trabalho e qualquer outra pessoa que tiver contato próximo. Estamos nos dando conta da nossa responsabilidade de não contaminarmos outras pessoas, que devemos ficar em casa quando estivermos doentes, tanto para cuidarmos do nosso corpo quanto do próximo.  E quando estamos doentes, o risco de transmitirmos para nossos filhos e eles para seus colegas é grande, entrando numa corrente que não tem fim. Uma preocupação legítima com a saúde do próximo é um sinal de evolução, tanto pessoal, quanto da nossa sociedade. O egoísmo começa a ser transmutado pela influência da influenza por um sentimento de fraternidade. 
Tenha um final de semana ensolarado.
Humberto Thormann Bez Batti

Nenhum comentário:

Postar um comentário